em Blog

Se você é daqueles que só se preocupa com a troca de óleo quando acende alguma luz no painel indicando que está na hora de verificar o óleo, é bom ficar atento a algumas questões.

Hoje existem no mercado uma grande variedade de óleos com durabilidade diferentes, por isso a necessidade de estar atento a este assunto, e assim garantir uma vida útil prolongada do motor do seu veículo.

 

Função do óleo.

O óleo do motor é responsável por manter o motor lubrificado, anulando o atrito das peças, reduzir ocorrências de superaquecimento, evitar falhas nas partidas, perda de potência e evitar aumento no consumo de combustível.

 

Por Que Trocar o Óleo do Carro

O seu carro está cheio de peças que necessitam de lubrificação para continuar funcionando perfeitamente e não desgastarem.

Entre tanto, a troca de calor com o motor acaba deteriorando este óleo, ou seja, o óleo deve continuar com as mesmas características lubrificantes tanto no calor quanto no frio.

Por isso é necessário fazer a troca desse óleo e usar o óleo adequado ao tipo do seu carro, geralmente o manual do veículo indica o tipo de óleo mais indicado, e a periodicidade que as trocas devem ser feitas.

A falta dele pode ser ainda pior – danificando e até fundir o motor. Além disso, avarias na bomba de óleo podem levar ao mesmo fim. Então, por razões de desempenho do carro, você já tem um bom motivo para providenciar a troca de óleo na frequência indicada pelo fabricante.

 

Uso Severo

A troca de óleo é recomendado pelos fabricantes a cada 5 a 10 mil quilômetros rodados – dependendo do modelo do carro e especificação de óleo a ser usado.

Também é recomendado a sua troca a cada 6 meses em casos de uso severo. Entenda por uso severo o veículo que fica muito tempo parado e roda poucos quilômetros, não dando tempo do sistema aquecer e chegar na temperatura ideal de funcionamento. Se você utiliza o seu veículo em percursos diários – por exemplo – de aproximadamente 1 KM – você estará fazendo o uso severo do sistema de lubrificação. Providencie as trocas de óleo a cada 6 meses.

 

Nível do óleo – completando

 Alguns veículos têm um consumo de óleo que é característico do seu motor – mas antes de completar, verifique no manual do veículo ou na concessionária se está dentro dos padrões normais de consumo estipulados pelo fabricante.

Ao completar o óleo – SEMPRE – adicione o mesmo óleo utilizado na última troca. Não misture óleos de marcas e especificações diferentes.

Fique sempre atento ao nível, ao tipo de óleo e a periodicidade das trocas, consulte o manual do seu carro e venha para a Auto Center Blumenau para encontrar o óleo correto e fazer a troca com segurança e confiabilidade.

Postagens Recentes

Comentários

ACESSE NOSSA LOJA VIRTUAL NO